Mestre Linguinha

Cujo nome de batismo é Adenízio Argueles, nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Paulistas. Ainda na infância mudou-se para Belo Horizonte, onde iniciou sua trajetória musical na Escola de Samba Canto da Alvorada como ritmista. Autodidata, passou a estudar, se aperfeiçoando em vários instrumentos de percussão, em especial o pandeiro. Do toque ao malabarismo no pandeiro, seu crescimento musical demonstrou todo o talento natural. Depois de algum tempo, tornou-se Mestre de Bateria.

Nesta época teve seu talento reconhecido surgindo assim uma grande oportunidade para iniciar sua trajetória no exterior, que veio a acontecer em 1989, com destino ao Japão, acompanhando o grande sambista mineiro Serginho Beagá e os músicos Luiz Paulo e Paulão. Durante sua estada no Japão tocou em casas de shows, em festivais de rua e em outras cidades como Osaka, Nagóia e Tóquio. Nessa época teve seu primeiro contato com um grande nome da música internacional, o cantor Júlio Iglésias.

No Ano de 1998, montou e integrou um grupo de samba, canto, percussão, dança e capoeira – Grupo Belô Brasil – que participou do “Festival Brazil Carnival Ballon”, em Taiwan, República da China. Outra experiência internacional foi uma viagem pela Europa, em 1999. Nessa oportunidade, Mestre Linguinha iniciou um trabalho de Workshop de pandeiro na Bélgica e participou da Banda Jour de Fête que o convidou para uma turnê pela França, Holanda, Espanha e Itália. Essas experiências lhe proporcionaram contatos com outras culturas e grandes descobertas pelo mundo dos rítmos.

De volta ao Japão, nos anos de 2002 a 2004, Mestre Linguinha trabalhou com Mônica Horta, Léo Barroso e César Mindu, se apresentando no Restaurante Mugi-Batakê, na cidade de Gotemba, com shows de grande interação com a platéia.

De volta ao Brasil no ano de 2005 a 2009 realizou várias apresentações de shows musicais em diversas casas noturnas de show de Minas Gerais e outros estados, acompanhando grandes artistas da música popular brasileira.

Em mais de quinze anos de carreira, sua experiência inclui participações importantes em vários shows de artistas como Bezerra da Silva, Dona Ivone Lara, Neguinho da Beija-Flor, Fabinho do Terreiro, Almir Guineto, Serginho Beagá, Léo Barroso, Sílvio Lúcio, Marcelo Camargo dentre outros grandes sambistas do Brasil.

Tocou também em grandes bandas como Os Brancões, Sambeagá, Banda Tribo, Berimbrown, Banda Atômica, Banda Via Láctea, dentre outras.